Introdução


A evolução do Marketing

O marketing vem evoluindo desde os primórdios do homem. No princípio da existência humana na terra, na sociedade primitiva, cada núcleo social (famílias ou pequenos grupos de pessoas) eram responsáveis pelo fornecimento de tudo que era necessário para a sua sobrevivência. Na época as necessidades e desejos dos indivíduos eram poucos e os produtos destinados a satisfazer esses desejos e necessidades eram acessíveis a qualquer indivíduo, sendo sua posse decidida muitas vezes pela força física.As empresas se preocupavam em vender e distribuir o que já havia sido produzido.

A partir de 1950 até os dias atuais constata-se o uso de forma racional das técnicas de venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e pesquisa de mercado. O Marketing começa a ser utilizado como um poderoso diferencial entre empresas que buscam o sucesso na satisfação dos seus clientes e prospects. O marketing vem evoluindo desde os primórdios do homem.No início do século XX verificou-se uma compreensão mais perfeita e profunda do que realmente interessava ao mercado, necessitando conhecer melhor os anseios, interesses e necessidades concretas dos consumidores para produzir aquilo que realmente eles desejassem.


"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho."
Peter Drucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário